quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Animais Transgênicos.


Animais transgênicos (ou geneticamente modificados) são poderosas ferramentas de pesquisa para a descoberta e o desenvolvimento de novos tratamentos para várias doenças humanas. Além disso, a transgenia em animais de grande porte representa uma importante aplicação biotecnológica no sentido de se produzir em grande escala proteínas de interesse comercial. Neste artigo serão discutidos as bases da tecnologia e seu uso em pesquisas básica e aplicada.

O QUE É UM ANIMAL TRANSGÊNICO? Uma definição de animal transgênico é aquele com moléculas de DNA recombinante exógenas introduzidas em seu genoma por intervenção humana. A técnica foi desenvolvida no final da década de 1970 em camundongos, o mamífero cujo genoma é, até hoje, o mais facilmente manipulável. Atualmente, a transgenia permite tanto a transferência de DNA exógeno para o animal, através da técnica de microinjeção pronuclear, quanto a alteração de DNA já existente no animal, através da recombinação homóloga em células-tronco embrionárias (células ES – do inglês embryonic stem).
Camundongo Vitor, o primeiro camundongo transgênico gerado pela técnica de microinjeção pronuclear no Brasil.
 

Disponível em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio27/animais.pdf


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Era do Gelo


Diego: é um tigre-dente-de-sabre fictício da trilogia Ice Age (A Era do Gelo). Primeiramente era um astuto lacaio de outro tigre-dente-de-sabre Soto, sendo o mais fiel entre os aliados deste. Nessa época, Diego era do mal e tinha como missão primordial sequestrar o bebê da tribo de índios afim de atraí-los para lá, afim de que todos os humanos sirvam de alimento para os tigres. Nesta missão, Diego acaba indo parar em terras distantes e avista o bebê nas mãos de Manny e Sid. Diego segue o caminho dos dois evitando se envolver demais, mas acaba se afeiçoando ao grupo e teme trair seu antigo bando. Diego logo conquista a confiança e lealdade de Manny e vê neste um grande amigo, além de aturar as palhaçadas de Sid, enquanto os outros tigres o esperam que ele os entregre sua presa, que mais tarde se torna o mamute Manny. Depois de passarem pelas mais variadas aventuras, Diego se vê obrigado a revelar quem realmente é e quem fingiu ser, e Manny e Sid percebem que ele é um traidor e está preparando uma emboscada para eles, porém só Diego pode desfazer a confusão, tendo de tomar a decisão se irá ser leal a seu antigo bando ou permanecerá ao lado de Manny e Sid. Por fim, Diego permanece ao lado do bem e luta para proteger seus novos companheiros dos demais tigres, porém acaba morrendo no processo, agonizando diante da presença do bebê, Manny e Sid. No fim porém ressurge ainda á tempo de despedir do bebê(que já está sendo levado de volta por seu pai). Quando Manny e Sid o vêem, ele afirma que tinha sete vidas(como diz a lenda sobre os felinos), por isso estava de pé novamente, e os três seguem seu rumo juntos.

Tigre dente de sabre


O Tigre Dente de Sabre ou Smilodon cujo o tamanho dos dentes caninos atingiam cerca de 20 centímetros é o mais famoso dos chamados dentes-de-sabre, haviam dois grupos básicos de Dentes de Sabre, um que incluí o Smilodon fatalis que tinham pernas curtas e eram mais parecidos com ursos do que com gatos, e um outro que possuía pernas longas e eram ágeis como os gatos atuais.
    Existiam várias espécies de Smilodons como por exemplo: Smilodon gracilis, Smilodon populator e o Smilodon fatalis. O Smilodon gracilis era um pouco menor e surgiu primeiro na América do Norte, representado acima pela primeira e segunda imagem. O Smilodon populator era o maior dentre os Tigres dentes de sabre, surgiu por último na América do sul, representado acima pela última imagem. O Smilodon fatalis o mais famoso viveu na América do Norte e com a junção dos continentes veio para a América do Sul sendo um pouco maior que o Smilodon gracilis e um pouco menor que o Smilodon populator, provavelmente se adaptou ao meio sul americano e se tornou maior dando origem ao Smilodon populator, representado acima pelas demais imagens.
    Para quem pensa que o Smilodon era um gato enorme que rugia como leões e tigres, engana-se pois ele era mais robusto que tigres, possuíam um cérebro pequeno e os músculos da mandíbula eram maiores que o dos atuais felinos.
    Os Tigres Dentes de Sabre se desenvolveram para caçar animais grandes, pois ao dar uma mordida com dentes grandes, o tamanho do ferimento causado será bem maior, fazendo com que um animal grande que é muito difícil de se abater, caía de fraqueza logo após o ataque devido a grande quantidade de sangue perdido.
    Há evidências de que os Tigres Dente de Sabre caçassem em grupos, pois o tamanho das presas abatidas era formidável, como por exemplo o bisão da imagem acima, eles eram muito semelhantes em tamanho em força com os atuais leões e tigres.
    Provavelmente os dentes de sabre lutavam entre si por disputa de território, de liderança do grupo, de fêmeas, de comida etc.., como o fazem os grandes felinos de hoje.
    Mais provável ainda teria sido o encontro entre os dentes de sabre e os homens das cavernas, que certamente disputaram o mesmo território e talvez a mesma caça, tornando assim os confrontos inevitáveis, e
como o homem nessa época já manipulava instrumentos talvez tenha ajudado a extinguir essa espécie animal.